Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Bandeira Poliamorista!


O modelo de família e relacionamentos afetivos/sexuais  tradicionais atendem a interesses específicos que relaciono em nossa sociedade com o capitalismo.  Há uma ideologia burguesa/moralista  que impõe o certo e o errado em termos de relacionamentos e sexualidade, mas tal ideologia é completamente arbitrária, sem fundamento racional. A burguesia precisa de instrumentos de controle da natalidade e genealogia que permitam organizar a transmissão da herança (propriedade privada). Alem disso, existe a necessidade da competição como instrumento de funcionamento do mercado e também de controle social. A família nuclear deve priorizar apenas os indivíduos que a compõem o que gera  uma falta de solidariedade e sentimento de coletividade.

Ademais, o controle da sexualidade precisa ser exercido para que se garanta o foco no trabalho alienado – vide Freud e Marcuse.

Nesse sentido, minha posição é que o Poliamor só pode ser um modelo de relacionamento amplamente aceito e vivenciado em uma outra sociedade - que considero ser o socialismo/comunismo - pois os valores decorrentes de sua prática vão contra a manutenção da sociedade capitalista.  A possibilidade de envolvimentos múltiplos (tanto afetivos quanto sexuais) permite a ampliação dos laços sociais,  estimula a solidariedade e o sentimento de coletividade. As relações potencializam umas às outras ao invés de se excluírem. Nao há necessidade de  separação entre amizade e amor, nao há sentido em se preservar uma genealogia. As famílias poderiam ter vários formatos sem a obrigatoriedade de se estabelecer um pai ou uma mãe biológicos. Alem do mais, a multiplicidade de relacionamentos coabitantes gera uma comunidade dos meios de subsistência.

Por tudo isso é que defendo a bandeira do Poliamor sim! Dessa forma, lutando desde agora,  é que teremos condições de sermos, ao menos, respeitados e termos nossos direitos garantidos.

Sharlenn e Raguinm


2 comentários:

  1. Sharlenn adoro tudo o que você escreve! Parabéns! Sou sua fã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Que honra Mariana! :) Lisonjeada!
      Mas esse texto aqui eu escrevi em parceria com meu marido, o Raguinm. ;)

      Excluir