Páginas

sexta-feira, 14 de março de 2014

REFLETINDO SOBRE O CIÚME


Muitos monogâmicos vêm me dizer que nunca poderiam ser polis por serem ciumentos, etc. Tenho duas questões a levantar sobre isso:

1) quem disse que poli tb não sente ciúme? Tem gente que acha que precisa chegar a uma "elevação de espírito tal" para ser poli... e não é assim. Apenas vemos o ciúme como ele é: um sentimento (por isso irracional) negativo que gera muito sofrimento para quem o sente e de quem ele é alvo. Buscamos sim, trabalhar o ciúme, minimizar, controlar, etc. Um ex que dei para um amigo outro dia: vc sente raiva, já quis matar gente por aí que te irritou, não? MAS nem por isso o fez!
Se o tempo todo aprendemos que devemos saber lidar com nossa raiva, nossa gula, nossa preguiça, nossos pré-conceitos", porque com o ciúme "deve" ser diferente?? Minha opinião: N, não deve!


2) O formato dos relacionamentos monogâmicos, por exigir exclusividade afetiva/sexual como regra, estimula o ciúme, pois podemos ser "trocados" a qualquer momento, basta que nosso (a) parceiro (a) arranje "alguém melhor" . Por isso o constante estado de alerta, de "medo de perder", uma tensão horrível e inútil... porque nunca conseguiremos impedir a atração ou a paixão (nossa ou do outro (a)), o máximo que podemos fazer é limitar as vontades envolvidas (e isso me soa egoísta...enfim). No entanto, o relacionamento poli, por sua dinâmica, faz o ciúme perder espaço... ninguém é trocado por ninguém! Se não há exclusividade, esse medo não faz sentido. Aliás, o que venho percebendo cada vez mais é que os polis desejam que seus parceiros (as) se conheçam, se dêem bem (tendo ou não relacionamento entre si também). Dessa forma, ninguém se sente abandonado, excluído e podemos contar com apoio e amizade de mais pessoas, criamos um "círculo" maior de intimidade, respeito, amizade. 


E EU VEJO MT, MT GENTE QUERENDO ISSO, QUERENDO A MESMA COISA.. Portanto, não é utopia, é plenamente possível que alcancemos um estado em q ue as relações sejam mais prazerosas, livres e ao mesmo tempo cúmplices.

ABAIXO O TABU DO CIÚME COMO "PROPRIEDADE DA NATUREZA OU ESSÊNCIA HUMANA".


Sharlenn

Nenhum comentário:

Postar um comentário